As Folias de Reis em Nova Friburgo





Conforme escreveu Melo Moraes Filho, “essa bem aventurança popular, esse esquecimento momentâneo das lutas pela vida, só a religião largamente proporciona...” As Folias de Reis ainda estão presentes na cultura popular de Nova Friburgo. Composta por homens das classes populares, elas mantêm a tradição dos tempos de antanho. O objetivo desta matéria é demonstrar como essa prática cultural se manifesta em Nova Friburgo, já que em cada região do Brasil ela varia sobremaneira. São componentes da folia o mestre, os contramestres e os foliões, ocorrendo uma hierarquia nessas posições. As folias iniciam a sua apresentação no dia 08 de dezembro. Porém, há folias em Nova Friburgo que “cantam” durante todo o ano. São muito solicitadas nessa ocasião por particulares ou mesmo por uma comunidade para fazerem uma apresentação. A folia Estrela da Guia, em 2009, deixou de atender a 19 convites por falta de agenda.




Quando chegam a uma residência, o dono da casa abre a porta e recebe a bandeira, guia da folia de reis, que leva estampada a imagem da Sagrada Família e outras representações da passagem bíblica como o nascimento, a fuga o Egito, etc. A bandeira geralmente recebe uma oferta em dinheiro e a espórtula é voluntária. Há um lugar na bandeira para se colocar a oferenda e há muitos versos para agradecê-la quando os foliões entoam o seguinte canto: “Meu senhor dono da casa, eu já lhe devo obrigação, recebeu nossa bandeira e está com ela na mão. Com a bandeira na mão, eu peço o seu consentimento, pra entrar em sua casa, vou parar meus instrumentos.” Ou então: “Recebeu nossa bandeira e está com ela na mão, pra entrar em sua casa, quero a sua permissão”. São infindáveis os versos de cantoria das folias e só a Estrela da Guia possui mais ou menos dois mil versos, fruto da composição de muitas gerações. Os versos não são uma coisa fechada. Cada localidade têm os seus versos, não sendo o mesmo em Nova Friburgo, Minas Gerais ou no Maranhão. César Eduardo Tarden, da folia Estrela da Guia, é da terceira geração de uma família que “cantou reis”. Começou a cantar desde os oito anos, respondendo a “requinta”. Mas o que é a requinta na folia de reis? Segundo Tarden, “quando se arremata um verso a requinta responde. É um grito lá naquelas alturas, tudo trovado”. Exige uma voz muito fina e geralmente são as crianças que fazem a requinta.

A maioria das folias têm como instrumentos uma sanfona, um pandeiro e a bateria. As mais ricas são mais bem aparelhadas, como é o caso da Estrela da Guia, que possui um acordeão, uma caixa, cinco violões, duas violas caipiras, uma rabeca(violino), um bandolim, quatro cavaquinhos e uma caixa de bumbo para marcar a requinta. Mas os instrumentos básicos são a sanfona, o bandolim e a caixa. No entanto, para Tarden, o violão, a viola e o violino fazem a diferença. E a figura do palhaço? O palhaço não está presente em todas as folias. As folias de Minas Gerais, segundo Tarden, não tem palhaço. No entanto, há folias em Nova Friburgo que tem até três palhaços. O palhaço na folia representa os soldados de Herodes, isso porque ele mandou seus soldados se disfarçarem de palhaço.


“Herodes recebe os magos com grande perturbação, e onde nasceu o menino, ele indagou com precisão. Os três reis do Oriente já voltaram de Belém, adoraram o Deus menino, o filho que a virgem tem. Voltaram por outro caminho, pra livrar o Deus menino, das garras do rei Herodes, que têm um gênio Maligno.” Tradicionalmente, a folia está ligada ao nascimento de Jesus Cristo. Há todo um rito na apresentação das folias. Inicia com a Anunciação, entre os dias 08 a 24 de dezembro. Depois da Anunciação vem o Nascimento, em 25 de dezembro. A Anunciação e o Nascimento fazem parte de uma mesma fase. As etapas seguintes são a Visita dos Pastores, a Adoração, a Fuga do Egito, a Perseguição de Herodes, o Martírio e a Crucificação. Todas essas etapas têm cantorias próprias que se estendem em apresentações pelo mês de janeiro e estão relacionadas às passagens bíblicas.


“Eu de todas as mulheres, dali eu fui a escolhida, pelo Divino Espírito Santo, a serva de Deus preferida. No ventre da Virgem Maria, um menino foi gerado, e antes do nascimento, ele foi anunciado.” O versos da folia são rimados, como as trovas, mas alguns cantam sem rimas. “Os três reis foram chegando, cada passo mais além, afinal que até chegaram, no presépio de Belém.” Curiosamente as mulheres não participam das folias, e a sua aceitação é um fato raro. Nas apresentações diante do presépio, que duram entre meia hora e quarenta minutos, há uma ordem, sendo que uma folia tem que aguardar o término do trabalho da outra. Cada folia tem a sua cor, são bicolores, mas não são como as escolas de samba e os times de futebol em que cada qual tem a sua cor. Podem até repetir a mesma cor. Cada folia tem o seu canto, puxado pelo mestre.



Antigamente, quando duas folias se encontravam uma cantava para a outra. Mas como algumas cantavam o calongo, ou seja, bobagens, e não as passagens bíblicas, começou a haver conflitos entre as folias chegando-se, muitas vezes, às vias de fato. Segundo Tarden, “tinham muitos que cantavam provocando um ao outro e o que era necessário cantar não cantava.” Quando o Papa João Paulo II assumiu, proibiu o “desafio” entre as folias de reis em decorrência dessas confusões. Em 2009, vinte e duas folias foram cadastradas na Secretaria de Cultura de Nova Friburgo e nos encontros chegam a participar mais de oitenta, muitas delas provenientes de outros municípios. Finalmente, existe o “arremate” que é o encerramento da folia, com uma grande festa de congraçamento, com a presença de um padre, e toda a comunidade de onde provêm as folias se confraterniza.


No Response to "As Folias de Reis em Nova Friburgo"

Postar um comentário

AVISO:
É proibido usar palavras de baixo calão neste espaço.
Seja cordial com os outros comentaristas.
Ao fazer críticas, favor fundamentá-las.
Caso esses tópicos não sejam seguidos, os comentários serão deletados sem consulta prévia ao autor.

Related Posts with Thumbnails
powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme